Vendas do varejo potiguar aumentam 2,3% no mês de março após sete meses de queda

Vendas do varejo potiguar aumentam 2,3% no mês de março após sete meses de queda

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMS) aponta que, após sete meses em queda – entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022 -, as vendas do varejo potiguar registraram alta de 2,3% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) na terça-feira (10.mai.2022).

No comparativo com fevereiro deste ano (+2,9%), porém, as vendas do varejo potiguar em março sofreram uma pequena redução de 0,2%. O RN fechou o primeiro trimestre do ano com queda de 3%, mas, no acumulado dos 12 meses, encerrados agora em março, há avanço de 1,5%.

“Podemos dizer que o crescimento de 2,3% nas vendas do varejo ampliado potiguar em março foi surpreendente. Exceto o ano passado, que foi atípico, e 2018, março de 2022 teve o melhor desempenho de vendas em cinco anos”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

“O desempenho do terceiro mês do ano surpreendeu ainda mais por ter se dado sobre uma base de comparação alta (em março de 2021 houve alta de 7,9% nas vendas) e isso aconteceu muito em virtude da retomada cada vez mais consolidada do setor de Serviços, que puxou para cima as vendas de setores como combustíveis, informática, artigos de escritório, roupas, calçados e tecidos”, concluiu Queiroz.

O volume de vendas do varejo ampliado no país apresentou alta de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com fevereiro deste ano, a alta é pouco expressiva (0,7%). No acumulado do ano, o desempenho do Brasil é de 1,1% e superior a 4% no acumulado dos últimos 12 meses.

Os segmentos do comércio varejista ampliado que apresentaram os maiores crescimentos no país foram: Tecidos, vestuário e calçados, com 81,3%; Livros, jornais, revistas e papelaria, 36,1%; Equipamentos e material para escritório informática e comunicação: 16,2%.

Foto: Reprodução/Ney Douglas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês