A hepatite misteriosa está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade.
A Secretaria de Saúde do município de Mossoró confirmou, nesta terça-feira (24.mai.2022), a morte do primeiro paciente com suspeita de hepatite aguda de causa desconhecida no Rio Grande do Norte. Ontem, a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap/RN) havia comunicado a notificação da suspeita da doença, mas sem detalhes sobre o quadro do paciente.
O óbito aconteceu no dia 17 de maio no Hospital Wilson Rosado. O paciente era um bebê de 4 meses, com família residente na cidade de Serra do Mel, região Oeste do estado. De acordo com Secretaria de Saúde de Mossoró, a criança tinha síndrome de Down, lesão renal e cardiopatia congênita, e havia sido internada no dia 8 de maio com tosse, febre, pneumonia e desconforto respiratório.
A Sesap informou que irá se pronunciar apenas após a conclusão das investigações, que ainda não possuem prazo para serem encerradas.
A hepatite misteriosa já foi registrada em pelo menos 20 países e se manifesta de forma muito severa, não tendo relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.
Um detalhamento dos sintomas da doença pode ser encontrado no site da Opas.
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.