Presidente do MDB procura Aécio Neves para vencer resistência a Simone Tebet

Presidente do MDB procura Aécio Neves para vencer resistência a Simone Tebet

O presidente do MDB Nacional, Baleia Rossi, procurou o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) para tentar convencer o tucano a apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto. Segundo apurou a coluna, os dois conversaram nessa quarta-feira (25/5), em Brasília.

Aécio lidera hoje a ala do PSDB que resiste a apoiar Simone. O parlamentar mineiro defende que o partido tenha candidatura própria ao Palácio do Planalto. O grupo coloca como possíveis candidatos o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite ou o senador cearense Tasso Jereissati.

Na conversa com o presidente do MDB, Aécio explicou que, assim como o emedebista, quer uma candidatura própria do PSDB para tentar salvar seu partido da irrelevância e evitar que a legenda acabe caminhando com o presidente Jair Bolsonaro ou com o ex-presidente Lula na disputa.

Segundo interlocutores, Aécio avalia que um candidato próprio do PSDB à Presidência da República pode ajudar a projetar o futuro do partido, além de impedir que a legenda vire uma sigla de “Centrão”, que busca o governismo a qualquer custo em troca de cargos e emendas do Executivo.

Há ainda um componente regional na resistência de Aécio em apoiar Simone Tebet. Em conversas com aliados, o deputado lembra que PSDB e MDB são adversários históricos em Minas Gerais, seu reduto eleitoral. No estado, os emedebistas são alinhados ao PT.

Apesar da resistência, Aécio se comprometeu a dar um tempo para a senadora do MDB tentar se mostrar viável nas pesquisas. Esse tempo, dizem interlocutores do deputado, poderia ser de cerca de um mês. Até agora, Tebet patina nos levantamentos, com 1% das intenções de voto.

Do Metropoles/Coluna de Igor Gadelha
Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal