Boris Johnson busca reunir conservadores após sobreviver a teste de liderança - Por dentro do RN
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tentou fortalecer sua liderança nesta terça-feira ao apresentar uma série de novas políticas

Boris Johnson busca reunir conservadores após sobreviver a teste de liderança

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tentou fortalecer sua liderança nesta terça-feira ao apresentar uma série de novas políticas aos ministros depois que sobreviveu por pouco a um voto de confiança que revelou a escala da ameaça à sua posição.

Johnson ganhou a votação dos legisladores do Partido Conservador na noite de segunda-feira por 211 votos a 148 – o suficiente para evitar ter que renunciar imediatamente, mas uma rebelião maior do que o previsto dentro de seu partido que o deixa ferido e lutando para reconquistar a confiança de seus colegas e o público em geral.

Seu primeiro desafio é convencer seus aliados mais importantes, alguns dos quais provavelmente concorreriam para substituí-lo se ele fosse forçado a sair, de que ele será capaz de deixar de lado as questões sobre sua liderança. Boris Johnson agradeceu aos ministros pelo apoio ao instá-los a promover reformas para reduzir custos para consumidores, empresas e governo.

“Agora podemos traçar uma linha sob as questões sobre as quais nossos oponentes querem falar, e podemos continuar falando sobre o que acho que as pessoas neste país querem que façamos”, disse Johnson ao seu gabinete em observações televisionadas.

Os legisladores do partido de Johnson convocaram o voto de confiança após meses de escândalo sobre partidos que quebram o bloqueio no coração do governo e críticas à sua resposta a um aumento no custo de vida alimentado pela inflação.

Em questão está a integridade de Boris Johnson. Seus oponentes o acusam de ser um mentiroso habitual e ele enfrenta uma investigação sobre se ele enganou o parlamento em suas explicações sobre a série de festas realizadas em Downing Street – seu escritório e residência – enquanto os britânicos seguiam regras rígidas de bloqueio durante a pandemia de COVID-19. A polícia o multou por uma dessas reuniões.

Johnson aproveitou a reunião do gabinete para definir sua visão para as próximas semanas, incluindo novas políticas para reduzir o custo dos cuidados infantis e ajudar mais pessoas a comprar suas próprias casas.

O primeiro-ministro planeja um discurso sobre habitação esta semana, fará um discurso sobre como impulsionar a economia na próxima semana e o governo planeja enviar um primeiro grupo de requerentes de asilo para Ruanda em 14 de junho, enquanto ele busca passar do voto de confiança divisivo, disse uma fonte do partido conservador.

Em um impulso às esperanças de Johnson de que ele ainda possa desempenhar um papel como estadista internacional, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy saudou sua sobrevivência. “Estou muito feliz com isso”, disse Zelenskiy em um evento organizado pelo Financial Times. “Estou feliz por não termos perdido um aliado muito importante, esta é uma ótima notícia”.

Johnson é popular na Ucrânia porque a Grã-Bretanha foi rápida em fornecer armas, começando com armas antitanque em janeiro, um mês antes da invasão russa.



Foto: Chatham House, London/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado