Bolsonaro considera ex-ministra Tereza Cristina para vice - Por dentro do RN
Bolsonaro considera ex-ministra Tereza Cristina para vice

Bolsonaro considera ex-ministra Tereza Cristina para vice

O presidente e pré-candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) está considerando o nome da ex-ministra da Agricultura no seu governo, Tereza Cristina, para ser a candidata a vice no lugar do general Braga Netto – que também ocupou cargo no primeiro escalão. De acordo com o Blog do Valdo Cruz, do Portal G1, a mudança ocorre depois que Bolsonaro parou de subir nas pesquisas e não conseguiu empatar nas intenções de voto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho, como previa o comitê da reeleição.

Segundo a publicação, o próprio Bolsonaro teria admitido a hipótese, afirmando que “(Braga Netto) é um nome palatável, é um nome de consenso, que sabe conversar com o Parlamento. É um colega meu da Academia militar. Ele pode ser vice. Alguns querem a Tereza Cristina, um excelente nome também. Mas isso vai ser definido mais tarde”.

Valdo Cruz destacou ainda que, quando Bolsonaro começou a subir nas pesquisas, os integrantes do comitê da reeleição do presidente e aliados chegaram a prever que ele empataria com Lula no mês junho e, no mês seguinte, já estaria numericamente à frente do ex-presidente. Porém, as pesquisas indicam que Bolsonaro estagnou na casa dos 30%, e não conseguiu chegar ao mesmo patamar de Lula.

Diante desse cenário, assessores e aliados do presidente voltaram a defender que ele escolha para vice uma mulher, com o objetivo de tentar reduzir a rejeição do eleitorado feminino a seu nome. A preferência do Centrão é pelo nome da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS), hoje candidata ao Senado.

Ainda de acordo com a publicação, Bolsonaro prefere ter Braga Netto como vice, considerando que o general não representaria para ele nenhuma ameaça em um eventual segundo mandato. O presidente teme que seus aliados do Centrão, caso enfrente uma crise, possam abrir um processo de impeachment e tirá-lo do Palácio do Planalto, colocando no seu lugar um vice (ou uma vice) mais alinhado ao grupo que hoje o apoia.

Com informações do Blog do Valdo Cruz/Portal G1
Foto: Palácio do Planalto

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado