Governo Federal rejeita pedido de anistia para Dilma Rousseff; Comissão de Anistia já havia indeferido pedido em abril

Comissão de Anistia, vinculada ao Governo Federal, rejeita pedido de anistia para Dilma Rousseff

O Governo Federal indeferiu o pedido de anistia feito pela ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT). A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União da última segunda-feira (13.jun.2022) e seguiu a decisão da Comissão de Anistia, que negou, em abril, o pedido da ex-presidente.

Dilma havia solicitado uma indenização de R$ 10,7 mil, para efeitos de aposentadoria, por ter sigo perseguida, torturada e presa durante o regime militar.

Em abril, quando a Comissão de Anistia negou o pedido de Dilma, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou com ironia a decisão. “Dilma Rousseff, perdeu! Quem sabe lá na frente, quando algum esquerdista voltar ao poder, espero que não aconteça, você receba”, afirmou em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

A Comissão de Anistia foi criada em 2002 e atualmente está vinculada ao Ministério da Justiça para o da Mulher, Família e Direitos Humanos. Desde o início do governo Bolsonaro, o grupo endureceu os critérios e indeferiu 85% dos 2.717 pedidos de indenização, reconhecendo apenas 388 deles.

Foto: Senado Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber