Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder

Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder

Há apenas um ano no poder, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nesta segunda-feira (20.jun.2022) que vai renunciar ao cargo, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições no país, a 5ª em apenas três anos. Bennett foi eleito em 2021 graças a uma aliança de oito partidos israelenses que deu fim a meses de impasse na escolha do primeiro-ministro do país.

Seu chanceler, Yair Lapid, assumirá a função interinamente até as eleições para eleger um novo chefe de governo, o que deverá acontecer em outubro, segundo o governo. O anúncio representa a ruína da aliança que se uniu para eleger Bennett mas da qual o premiê não tem conseguido consenso no Knesset – como é chamado o Parlamento israelense -, o que, na prática, tem impedido seu governo de aprovar medidas.

A dissolução do Knesset deve acontecer “nos próximos dias”, segundo anunciou o Executivo israelense. As novas eleições podem permitir ainda a volta ao poder do ex-primeiro-ministro de Israel e atual líder da oposição, Benjamin Netanyahu, que comandou o país por 12 anos, até o ano passado. Netanyahu deixou o país sob protestos de radicalismo e denunciado por corrupção, o que ele nega.

Aumento das tensões com palestinos

Além da falta de consenso político, o anúncio ocorre também em meio a uma forte onda de conflitos entre policiais israelenses e manifestantes palestinos que já dura quase seis meses. No fim de maio, as tensões aumentaram após a morte da jornalista veterana da Al Jazeera Shireen Abu Akleh, palestina com nacionalidade norte-americana que cobria conflitos na Csijordânia. Imagens mostraram o momento em que Akleh foi atingida no rosto por tiros que autoridades palestinas acusam ter saído das tropas israelenses. Tel Aviv nega.

Com informações do Portal G1
Foto: Facts for a Better Future/Visualhunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo