Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder

Primeiro-ministro de Israel renuncia e convoca novas eleições um ano depois de assumir o poder

Há apenas um ano no poder, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nesta segunda-feira (20.jun.2022) que vai renunciar ao cargo, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições no país, a 5ª em apenas três anos. Bennett foi eleito em 2021 graças a uma aliança de oito partidos israelenses que deu fim a meses de impasse na escolha do primeiro-ministro do país.

Seu chanceler, Yair Lapid, assumirá a função interinamente até as eleições para eleger um novo chefe de governo, o que deverá acontecer em outubro, segundo o governo. O anúncio representa a ruína da aliança que se uniu para eleger Bennett mas da qual o premiê não tem conseguido consenso no Knesset – como é chamado o Parlamento israelense -, o que, na prática, tem impedido seu governo de aprovar medidas.

A dissolução do Knesset deve acontecer “nos próximos dias”, segundo anunciou o Executivo israelense. As novas eleições podem permitir ainda a volta ao poder do ex-primeiro-ministro de Israel e atual líder da oposição, Benjamin Netanyahu, que comandou o país por 12 anos, até o ano passado. Netanyahu deixou o país sob protestos de radicalismo e denunciado por corrupção, o que ele nega.

Aumento das tensões com palestinos

Além da falta de consenso político, o anúncio ocorre também em meio a uma forte onda de conflitos entre policiais israelenses e manifestantes palestinos que já dura quase seis meses. No fim de maio, as tensões aumentaram após a morte da jornalista veterana da Al Jazeera Shireen Abu Akleh, palestina com nacionalidade norte-americana que cobria conflitos na Csijordânia. Imagens mostraram o momento em que Akleh foi atingida no rosto por tiros que autoridades palestinas acusam ter saído das tropas israelenses. Tel Aviv nega.

Com informações do Portal G1
Foto: Facts for a Better Future/Visualhunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês