De acordo com a mais recente rodada da pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (11.jul.2022), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece liderando o cenário para as eleições de outubro deste ano. Ele figura na primeira colocação, com 41%. Lula, porém, oscilou dois pontos porcentuais para baixo em relação à mostra divulgada em junho.
Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que deverá tentar a reeleição, aparece em segundo lugar com 32% das intenções de voto. Bolsonaro cresceu 1 ponto percentual em comparação com a última pesquisa.
De acordo com os números, os dois líderes das pesquisas oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. O FSB avalia que o cenário da disputa pelo Palácio do Planalto continua estável, porém, a diferença entre Lula e Bolsonaro está caindo.
A pesquisa mostra ainda o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e a senadora Simone Tebet (MDB) com 4%. Os dois oscilaram um pp para cima em relação à mostra divulgada no mês passado.
André Janones (Avante) tem 3%, e os pré-candidatos Luiz Felipe dAvila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) registraram 1% das intenções de voto. Já Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Ainda de acordo com a pesquisa, os que dizem não votar em nenhum dos presidenciáveis somam 4%, brancos e nulos 2% e os que não sabem ou não responderam 2%.
A pesquisa FSB/BTG ouviu 2.000 eleitores de 8 a 10 de julho de 2022 e está registrada no TSE sob o número BR-09292/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Fotos: Lula – Ricardo Stuckert / Bolsonaro – Iano Andrade/CNI/Ilustração/Fotos Públicas / Ciro Gomes – Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.