Nuvem de Pássaros: grupo Movidos Dança se apresenta no 2º Prêmio Festival Acessibilidança nesta quarta (10)

Nuvem de Pássaros: grupo Movidos Dança se apresenta no 2º Prêmio Festival Acessibilidança nesta quarta (10)

Nesta quarta-feira (10.ago.2022), às 20h, o grupo potiguar de dança contemporânea Movidos apresenta o vídeo-dança Nuvem de Pássaros, no 2º Prêmio Festival Acessibilidança 2021. A exibição será realizada por meio do canal do YouTube da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e integra a programação oficial do Festival junto a outros grupos de dança do país.

Com sede em Natal/RN, o Movidos Dança tem promovido, desde 2018, uma nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem padrões estéticos tradicionais. Composto por pessoas com e sem deficiência, o grupo teve o projeto audiovisual contemplado pelo Edital Dança AcessívelFestival Funarte Acessibilidança Virtual 2021.

Dirigido por Anderson Leão, o espetáculo Nuvem de Pássaros é uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar climas e ameaças diversas. O coreógrafo e diretor tem mais de 20 anos de experiência em dança contemporânea e conta com cinco bailarinos e uma equipe artística que envolve bailarinos(as)/interpretes, figurinista, diretor de fotografia e produção.

O vídeo-dança tem direção de fotografia, edição e montagem de André Rosa e conta com audiodescrição por Thiago Cerejera e May Barreto.

“A obra Nuvem de Pássaros teve sua primeira montagem na cidade de San José, na Costa Rica, junto ao grupo Ya Danza. Para a montagem em Natal, a equipe trouxe para a cena indivíduos que contribuem com suas movimentações e características singulares, criando mecanismos próprios para se unirem nessa grande revoada coletiva, mantendo uma abordagem artística que explora a dicotomia entre individualidade e coletividade”, explica Anderson Leão.

Sobre o Festival Acessibilidança Virtual

Com o objetivo de promover a inclusão, a acessibilidade e democratizar a dança no país, o 2º Festival Acessibilidança Virtual, promovido pela Funarte, teve início no dia 08 de junho deste ano e vai até o próximo mês (setembro). Ao todo, 25 espetáculos foram premiados em todo o Brasil e o Nuvem de Pássaros é um deles.

Quem tiver interesse em assistir os espetáculos deve acessar o canal do YouTube da Funarte, onde todas as montagens estão disponíveis. O grupo Movidos tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Pedro Velho, e se apresenta no dia 10 de agosto com audiodescrição, reforçando a proposta do festival em unir dança e acessibilidade.

Mais informações

Lançamento videodança Nuvem de Pássaros
Quando: 10 de agosto 2022
Horário: 20h
Onde: Funarte/YouTube oficial
Site: www.movidosdanca.com
Instagram: @movidosdanca
Facebook: www.facebook.com/movidosdanca
Ficha Técnica: Nuvem de Pássaros – Prêmio Funarte Festival Acessibilidança 2021
Direção: Anderson Leão
Direção de Fotografia e Montagem: André Rosa
Intérpretes/colaboradores: Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macêdo, Michael Skimo e Rodolpho Santtos.
Produção Executiva: Tatiane Fernandes
Assistente de Produção: Ariadna Medeiros e Jack Macêdo
Concepção de Figurino: Luna Isaac e Anderson Leão
Registro Fotográfico: Brunno Martins
Design Gráfico: Anderson Leão
Captação de imagens e edição do Minidoc: Artur Abrantes
Composição Sonora: Anderson Leão
Músicas: Kronos Quartet, Antonio Vivaldi, Dolly and Pad, Travis Laker
Iluminação: Sérgio Gurgel Filho
Cenário: Anderson Leão e Tatiane Fernandes
Direção de Palco e Cenotécnica: Tatiane Fernandes e Jack Macêdo
Produção de Set: Tatiane Fernandes, Thiago e Jailza Sales.
Audiodescrição: Thiago Cerejera e May Barreto
Roteiro: May Barreto e Thiago Cerejera
Desenho de Projeto: Ana Paula Medeiros

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês