A posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorre nesta terça-feira (16.ago.2022). Uma sessão solene prevista para a noite de hoje vai marcar a posse do ministro. Além dele, o ministro Ricardo Lewandowski toma posse como vice-presidente da Corte.
Moraes e Lewandowski foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin. A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes deverá ser o primeiro encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o período da campanha eleitoral de 2022.
Lula foi convidado para o evento na condição de ex-chefe de Estado, e confirmou sua presença ao TSE. Além dele, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também confirmou presença na posse de Alexandre de Moraes. Já Bolsonaro recebeu o convite para o evento das mãos do próprio ministro na semana passada.
Outros candidatos à presidência, como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), também confirmaram presença no evento. Governadores – entre eles a chefe do Executivo do RN, Fátima Bezerra – convidados e autoridades dos Três Poderes da República também estarão presentes no evento.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.