O América de Natal conseguiu a tão sonhada classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 após seis anos desde a queda, em 2016. Em jogo emocionante contra o Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul, o time potiguar venceu por 3 a 2 após começar perdendo para o time gaúcho, que estava com a vantagem do empate e da derrota por até um gol de diferença.
Aos 13 minutos da segunda etapa, aconteceu o que os americanos não queriam: o Caxias abriu o placar com um gol de Matheuzinho, que aproveitou o cruzamento de Rafael Furlan pelo lado esquerdo e abriu o placar na Arena das Dunas. A reação americana veio sete minutos depois, aos 20 do segundo tempo, quando Elvinho roubou a bola e deu o passe para Iago empatar. Era o início da reação alvirrubra para os mais de 28 mil torcedores presentes no estádio.
Após o empate, o jogo ficou mais equilibrado com boas chances para os dois times. Mas, aos 41 da etapa final, Iago marca o gol que levaria a decisão para os pênaltis. O atacante americano aproveitou o rebote do chute de Téssio e ampliou o placar: 2 a 1 América.
O alvirrubro manteve a pressão e, aos 48 do segundo tempo, aconteceu o milagre: Téssio arriscou de muito longe, contou com o desvio na zaga gaúcha e fez o gol do acesso, eliminando de vez qualquer necessidade de pênaltis.
O América retorna a Série C de 2023, após seis anos tentando retornar à divisão da qual foi rebaixado em 2016.
Foto: Canindé Pereira/América de Natal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.