Operação Lectus II: PF apura possíveis desvios na Saúde de São Gonçalo do Amarante durante a pandemia

Operação Lectus II: PF apura possíveis desvios na Saúde de São Gonçalo do Amarante durante a pandemia

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram uma operação para apurar montagem em dispensas de licitações, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, durante a pandemia da covid-19. A operação Lectus II foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (19.set.2022)

Os contratos investigados envolvem fornecimento de equipamentos e mão de obra para o Hospital de Campanha do município durante a pandemia da covid-19. Cerca de 20 policiais federais, além de auditores da CGU, cumprem quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Natal e Ouro Branco. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal.

Segundo a PF, a ação de hoje visa apurar mesmo grupo empresarial investigado na Operação Lectus, que já estava sob investigação, e teria celebrado irregularmente contratos com a Prefeitura de São Gonçalo para prestação de serviços de locação de equipamentos médicos e fornecimento de acessórios e insumos para implantar leitos clínicos, além de locação de mão de obra e equipamentos, instalação de rede de oxigênio e fornecimento de oxigênio, destinados ao Hospital de Campanha do município.

A PF informou que ao longo da execução dos contratos nos anos de 2020 e 2021, que somam R$ 3.531.800,00, identificou-se pagamento de vantagem indevida a gestor do município, que se valeu de terceiro para receber a quantia suspeita. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por montagem nas dispensas de licitação, corrupção ativa ou passiva, além de lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão.

Ainda de acordo com a PF, o nome da operação trata-se de referência ao objeto da investigação, leito (lectus em latim) de hospital.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar