Primeira pesquisa Ipec do 2° turno mostra Lula com 51% e Bolsonaro com 43%

Primeira pesquisa Ipec do 2° turno mostra Lula com 51% e Bolsonaro com 43%

Se for contar apenas os votos válidos da pesquisa Ipec do 2º turno, o ex-presidente Lula tem 55% contra 45% de Bolsonaro.

O Ipec divulgou nesta quarta-feira (5.out.2022) a primeira pesquisa do 2° turno das eleições presidenciais de 2022. O levantamento, encomendado pela Globo, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.

Para calcular os votos válidos, a pesquisa exclui os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Pesquisa Ipec do 2º turno mostra Lula com 50% dos votos na espontânea

No levantamento espontâneo, onde os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos, Lula também lidera. O ex-presidente tem 50%. Já Bolsonaro pontua 40%. O Ipec ouviu 2.000 pessoas, entre segunda-feira (3.out.2022) e quarta-feira (5.out.2022), em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Fotos: Lula – Rovena Rosa/Agência Brasil / Bolsonaro – Tomaz Silva/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal