Bolsonaristas nazistas de Santa Catarina cantam o Hino Nacional e fazem saudação criada por Hitler

Bolsonaristas nazistas de Santa Catarina cantam o Hino Nacional e fazem saudação criada por Hitler

Bolsonaristas nazistas que fecham a rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, fizeram um gesto semelhante à saudação criada por Hitler, conhecida como “sieg heil”, com a mão estendida, enquanto cantavam o Hino Nacional do Brasil.

O gesto, traduzido como “viva a vitória”, era usado nas manifestações nazistas na década de 1930 como uma espécie de reverência – e foi imitado pelo movimento integralista no Brasil. A lei brasileira considera crime a apologia ao nazismo, de acordo com o Artigo 20 da Lei do Racismo.

O vídeo dos bolsonaristas nazistas está sob análise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tentará identificar as pessoas que fizeram o gesto. A apuração será feita pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

O que diz a Lei Nº 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Com informações parciais do Portal Metrópoles

Foto: Reprodução/Twitter

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal