Eleição da mesa diretora da Câmara do município de Riachuelo é anulada

Eleição da mesa diretora da Câmara do município de Riachuelo é anulada

A decisão teve base em orientação da assessoria jurídica da Câmara, que orientou a anulação do pleito

Na noite desta segunda-feira (21), no plenário da Câmara Municipal de Riachuelo, uma reviravolta resultou na anulação do processo eleitoral para escolha do novo presidente da Casa, que assumiria a função a partir do ano de 2023. A eleição da Mesa Diretora, que havia sido antecipada e foi realizada no último dia 22 de agosto, foi tornada nula pela maioria dos edis através de requerimento do vereador Rêmulo Basílio.

O pleito anulado havia decretado a vitória do vereador Neguinho Gabi (PSD) para o comando da Câmara Municipal de Riachuelo. Na véspera da eleição, ele fez uma visita ao prefeito da cidade, Joca Basílio, ao lado da ex-vereadora Neide de Cachoeira (PSD). No entanto, na noite da eleição, Neguinho Gabi desembarcou da situação e se uniu ao grupo oposicionista na Câmara, o que lhe rendeu a vitória naquela noite.

Em busca de reverter o quadro, o grupo da situação realizou algumas manobras, sendo uma delas a volta do vereador Rêmulo Basílio, até então licenciado do cargo para a cadeira de secretário municipal de Finanças.

Foi ele que, ao lado dos colegas situacionistas, analisou o regimento interno da casa e detectou pontos que não foram observados no pleito, sendo o mais grave, a antecipação da eleição sem nenhum projeto de resolução que autorizasse o pleito.

Diante desse fato Rêmulo Basílio solicitou a anulação da eleição ocorrida em agosto passado, e teve seu requerimento atendido pelo atual presidente da Casa Legislativa, Washington Alves (PSD). A decisão teve base em orientação da assessoria jurídica da Câmara, que orientou a anulação do pleito.

Também na reunião desta segunda-feira (21), os vereadores aprovaram requerimento e uma nova eleição está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (28), dentro do prazo legal, última sessão legislativa de 2022, conforme preceitua o regimento interno daquela Casa.

Foto: Vanderlucio Varela
Com informações do Novo Notícias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês