Anestesistas suspendem greve e cirurgias serão retomadas no RN

Anestesistas suspendem greve e cirurgias serão retomadas no RN

Apenas os casos de urgência estavam sendo atendidos

Os médicos anestesistas da Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest) decidiram suspender a greve iniciada no dia 15 de dezembro do ano passado. A paralisação encerrou nesta sexta-feira (13.jan.2023), após acordo com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Natal.

Com a greve, a marcação de cirurgias eletivas através do Sistema Único de Saúde (SUS) foi interrompida, e apenas os casos de urgência estavam sendo atendidos. A situação causou superlotação nas unidades de saúde, como no hospital Walfredo Gurgel, onde há cerca de 80 pessoas nos corredores.

A estimativa é de que a paralisação tenha causado o atraso de cerca de 5 mil procedimentos, entre cirurgias eletivas e exames. Após retomar os serviços, a direção da cooperativa aguarda uma definição das secretarias de Saúde do Estado e de Natal para um plano de retomada das cirurgias.

Segundo a Coopanest, os procedimentos já marcados serão executados pelos profissionais da categoria. A cooperativa também afirmou que está disposta a promover mutirões cirúrgicos e outras ações para reduzir a quantidade de procedimentos eletivos represados em todo o estado.

Segundo a cooperativa, apesar do retorno das atividades, ainda há uma dívida de cerca de R$ 1 milhão por parte do poder público, referente a folha de pagamento de julho de 2022.

Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde DF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar