Secretário de Segurança contesta ranking que classifica Mossoró como a cidade mais violenta do Brasil

Secretário de Segurança contesta ranking que classifica Mossoró como a cidade mais violenta do Brasil

Pesquisa foi divulgada pela ONG Seguridad, Justicia y Paz, com sede no México

O Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, comentou sobre a pesquisa divulgada na última segunda-feira (20.fev.2023) pela ONG Seguridad, Justicia y Paz, com sede no México, que apontou Mossoró e Natal como duas das cidades mais violentas do mundo.

Ele contestou as informações prestadas pela organização e afirmou que os dados oficiais são divulgados pela pasta e encaminhados à Secretaria Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o estudo, Mossoró é a 11ª e Natal a 28ª cidade mais violenta do mundo, ocupando a 1ª e a 6ª posição, respectivamente, quando os dados avaliados englobam apenas o Brasil. Entretanto, o gestor da segurança pública do RN afirmou que os dados verdadeiros e oficiais são tabulados de forma transparente e auditados antes de serem encaminhados ao Ministério da Justiça e à Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é o órgão federal responsável por tabular essas estatísticas.

Todos os nossos dados são tabulados de forma transparente, são auditados, e nós encaminhamos esses dados ao Ministério da Justiça, à Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é o órgão federal que tabula, e lá são feitas todas essas estatísticas. Então, esse é o órgão oficial que nós nos reportamos. Os demais são organismos que fazem estatística, nós não sabemos a metodologia utilizada, mas os dados nossos são reais e verdadeiros que são encaminhados ao Ministério da Justiça e são auditados”, afirmou o secretário.

Segundo o Coronel Araújo, os dados das duas cidades potiguares na lista das 50 mais violentas do mundo não correspondem aos colhidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Ele ainda reforçou que a Sesed está disponível para esclarecer de forma pontual qualquer dúvida relacionada aos dados divulgados.

Foto: SESED/ASSECOM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal