Bancada de oposição quer que empréstimos externos do BNDS sejam analisados pelo Senado

Image

Senadores apresentaram propostas após falas de Lula sobre o financiamento de obras no exterior

Senadores da bancada de oposição apresentaram propostas para que o Senado possa analisar ou proibir empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para outros países. As inciativas aconteceram em reação às declarações do presidente Luís Inácio Lula da Silva a favor do retorno do banco ao financiamento de obras no exterior.

Segundo os parlamentares, a garantia do governo brasileiro aos financiamentos fez com que países como Venezuela, Cuba e Moçambique não pagassem empréstimos passados, deixando o Fundo Garantidor à Exportação (FGE) responsável pelo prejuízo.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defende que os empréstimos externos acima de US$ 100 milhões tenham aval do Senado. O senador Zequinha Marinho (PL-PA) também havia apresentado projeto que exige autorização prévia do Senado para operações de crédito externo para governos estrangeiros ou projetos de infraestrutura em que a União seja credora.

Outro projeto com este intuito é o do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que propôs proibir o BNDES de conceder crédito a governos estrangeiros, com exceção da exportação de bens e serviços produzidos no Brasil, citando a falta de infraestrutura no país.

O governo argumenta que os empréstimos geram empregos e renda no Brasil, além de lucro ao BNDES. O presidente Lula sugeriu que os calotes de Venezuela e Cuba se deram devido a divergências diplomáticas com o Brasil a partir do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Da Agência Senado

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal