Lote com doses da vacina chegará ao estado na segunda-feira (13)
O Rio Grande do Norte receberá na próxima segunda-feira (13.mar.2023) um lote com 244 doses da vacina contra a monkeypox (mpox), também conhecida como varíola dos macacos. O último boletim aponta 152 casos confirmados da doença no RN até 03 de março.
A vacinação será restrita a um público específico: profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus, pessoas vivendo com HIV/Aids com contagem de linfócitos inferior a 200 células nos últimos seis meses, além de pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox.
Em julho de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a monkeypox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). No Brasil, até 18 de fevereiro de 2023, já haviam sido confirmados 10.301 casos da doença.
Os municípios com maior número de casos no estado são: Natal (97), Parnamirim (25), Extremoz (5) e Mossoró (5).
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação será de duas doses (0,5mL cada) da vacina Jynneos Mpox, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre as doses.
A imunização está indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Neste momento, não se recomenda a administração simultânea da Jynneos Mpox com outras vacinas.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.