Ednaldo Rodrigues é o primeiro dirigente negro a liderar a CBF
O Brasil voltou a fazer parte do Conselho da Fifa, a mais alta instância de tomada de decisões da entidade. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, tomou posse nesta quinta-feira (16.mar.2023) durante o 73º Congresso da Fifa, que reelegeu Gianni Infantino pela terceira vez como presidente da entidade. O Congresso teve início hoje (16.mar) em Kigali, capital de Ruanda.
Ednaldo Rodrigues ocupará uma cadeira no Conselho por quatro anos, juntamente com outros 36 dirigentes, incluindo o próprio Infantino. Ele foi eleito por unanimidade pela Conmebol na última quarta-feira (15.mar.2023). Natural de Vitória da Conquista (BA), Ednaldo Rodrigues é o primeiro dirigente negro a liderar a CBF, fundada há 108 anos. Desde que assumiu o cargo, Rodrigues intensificou o combate ao racismo e ao preconceito no futebol.
O Conselho da Fifa é responsável por tomar decisões estratégicas para o futebol mundial. Cada membro do colegiado pode ser reeleito duas vezes após um mandato de quatro anos. A composição do Conselho inclui Gianni Infantino, oito vice-presidentes e 28 membros eleitos pelas associações filiadas à Fifa.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.