Anvisa atesta segurança de doses da vacina bivalente contra a Covid-19

Anvisa atesta segurança de doses da vacina bivalente contra a Covid-19

Segundo o órgão, os imunizantes podem ser utilizados por 18 meses após a data de fabricação dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota nesta sexta-feira (17.mar.2023) atestando que as vacinas bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5 contra a Covid-19, produzidas pela empresa Pfizer, estão dentro do prazo de validade e podem ser utilizadas com segurança. Segundo a nota, os imunizantes podem ser utilizados por 18 meses após a data de fabricação dos produtos.

Anteriormente, essas vacinas eram aprovadas para uso em até 12 meses, mas passaram por um rigoroso processo de avaliação técnica da Agência de estudos de estabilidade antes de serem autorizadas a ampliar o prazo de validade.

De acordo com a Anvisa, a avaliação dos dados dos estudos demonstrou que não houve alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado. O órgão destacou que a ampliação do prazo de validade é permitida mediante medidas de comunicação e rastreabilidade dos lotes adotadas pela Pfizer. Os cuidados de conservação não sofreram alterações.

As vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a variante de preocupação Ômicron. Essas vacinas foram autorizadas para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos.

A Anvisa ressaltou que a imunização continua sendo essencial no combate à Covid-19, especialmente na prevenção de casos graves e mortes.

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo