Oito linhas de ônibus têm itinerários modificados em Natal

Oito linhas de ônibus têm itinerários modificados em Natal

Alterações afetam linhas que atendem a Ponta Negra, Rocas, Neópolis, Guarapes e Felipe Camarão

Três empresas que atuam no transporte público de Natal modificaram o itinerário de oito linhas de ônibus nos últimos dias. Localidades como Ponta Negra, Rocas, Neópolis, Guarapes e Felipe Camarão foram afetadas diretamente pelas alterações.

Confira as alterações:

Ponta Negra

As linhas 46 (Rocas/Ponta Negra, via Praça), 54 (Rocas/Ponta Negra, via Alecrim) e 56 (Rocas/Ponta Negra, Via Costeira), operadas pela empresa Santa Maria, tiveram os itinerários e terminais modificados. As alterações da empresa Santa Maria foram divulgadas através de informes dentro dos ônibus.

As três linhas que atendem Ponta Negra estão com seu terminal próximo à Igreja Católica do bairro. Duas delas – 46 e 56 – passam também a atender a Vila de Ponta Negra para seguirem seu itinerário habitual. Porém, ao chegar no cruzamento da rua Coronel Joaquim Manoel e Av. Nilo Peçanha, em Petrópolis, as linhas seguem direto para a Ribeira, onde retornam pelo Centro de Natal. Com a mudança, as avenidas Prudente de Morais, Deodoro da Fonseca e Rio Branco deixam de ser atendidas pelos ônibus responsáveis pelos dois trajetos.

A linha 54, por sua vez, não sofreu alterações de itinerário ao longo de seu trajeto. A alteração ocorreu apenas no terminal: Em vez de ficar no bairro das Rocas, onde ficava o antigo terminal das linhas, a linha passou a iniciar sua viagem no Terminal de Ponta Negra.

Pirangi e Neópolis

No caso das linhas 51 (Rocas/Pirangi, via Praça) e 52 (Rocas/Pirangi, via Alecrim), de responsabilidade da empresa TransFlor (Via Sul), as mudanças começaram desde que a frota passou a operar de forma emergencial, após os ataques criminosos ocorridos no RN no mês de março. A empresa Via Sul alegou que, por questões de segurança, era necessário realocar o terminal de ambas para o conjunto Serrambi, na zona Sul da capital.

Com a alteração parcial, o itinerário das linhas foi modificado, fazendo com que elas deixassem de atender a 1ª etapa do conjunto Pirangi, também na zona Sul. A mudança parcial, no entanto, se tornou definitiva. Na sexta-feira (31), a Via Sul anunciou, em sua conta em uma rede social, que as linhas teriam a mudança efetivada a partir do dia seguinte (1º).

Para solucionar o problema da falta de ônibus na 1ª etapa do conjunto Pirangi, a Via Sul anunciou que uma linha do sistema intermunicipal – 105 (Parque dos Eucaliptos / Ribeira – Via Praça Cívica), atenderia a região em seu itinerário. Segundo a empresa, a população poderia utilizar a linha e fazer a integração temporal com outras linhas através da bilhetagem eletrônica.

Rocas

As alterações nas linhas 46, 51, 52, 54 e 56 acontecem no momento em que o terminal do bairro das Rocas, na zona Leste de Natal, estava com seu processo de reforma próximo da conclusão. Com a saída das cinco linhas, apenas a linha 37 (Rocas / Cidade Satélite – Via Praça Cívica) permanecerá saindo do terminal das Rocas.

No último mês de agosto, segundo a prefeitura de Natal, a obra atingiu cerca de 90% de sua execução, e chegou na sua fase final, com investimento de pouco mais de R$ 256 mil. A prefeitura afirmou que a obra contempla pintura, adequação nas instalações elétricas, hidrossanitárias, acessibilidade e revisão da cobertura. Na época, a titular da STTU, Daliana Bandeira, afirmou que “esse é mais um esforço que a gestão do prefeito Álvaro Dias vem realizando em prol de uma melhor estrutura para os usuários”.

Zona Oeste

Na zona Oeste de Natal, três linhas de ônibus tiveram seu trajeto alterado. Todas são operadas pela empresa Nossa Senhora da Conceição, afetam usuários dos bairros Felipe Camarão e Guarapes e foram anunciadas em meio à onda de ações criminosas que assolaram o RN entre 14 e 24 de março.

Segundo a empresa, a linha 599 (Guarapes / Mirassol) deixou de atender ao bairro Felipe Camarão, circulando pela BR 226 até o cruzamento com a avenida Capitão-Mor Gouveia. Para suprir essa modificação, a linha 30 (Felipe Camarão / Mirassol – Via Candelária) passou a atender ruas que, antes, faziam parte do trajeto da linha 599.

Já aos domingos e feriados, a linha 22 (Felipe Camarão / Rocas – Via Petrópolis) deixou de ter seu trajeto ampliado até a Praia do Meio, na Zona Leste. Para suprir o fim deste atendimento, a linha 59 (Guarapes / Praia do Meio) passa a atender Felipe Camarão, no mesmo trajeto atendido, anteriormente, pela linha 599.

STTU

O POR DENTRO DO RN pediu o posicionamento da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) sobre as modificações anunciadas pelas empresas. Até o fechamento da reportagem, a assessoria de imprensa da pasta não respondeu ao nosso contato.

Historicamente, quando uma linha modifica de itinerário, a própria STTU divulga, por meio de canais oficiais, a respeito da alteração. Até o momento em que esta matéria foi ao ar, não houve nenhuma divulgação da alteração do trajeto das oito linhas citadas por parte da pasta.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês