Suspeita de entregar bomba que matou blogueiro militar russo é detida

Suspeita de entregar bomba que matou blogueiro militar russo é detida

Testemunhas afirmam que a suspeita entregou um pacote para o blogueiro durante um debate em um café

A polícia russa prendeu uma mulher sob suspeita de ter entregado a bomba que matou o blogueiro de guerra Vladlen Tatarsky, no último domingo (2.abr.2023), que apoiava o governo russo na guerra contra a Ucrânia. Oficiais russos afirmam que Tatarsky, de 40 anos, morreu após a explosão de uma bomba em um café em São Petersburgo, onde ele participava de um debate. Mais de trinta pessoas ficaram feridas, dez delas em estado grave, segundo autoridades locais.

O Ministério do Interior russo identificou a suspeita como Darya Tryopova, de 26 anos, moradora de São Petersburgo e que já havia sido detida por participar de manifestações contrárias à guerra. A agência de notícias Interfax reportou sua prisão no domingo, mas posteriormente afirmou que ela estava foragida enquanto sua mãe e irmã eram convocadas para interrogatório. O ministério incluiu o nome de Tryopova na lista de pessoas procuradas do país nesta segunda-feira (3.mar.2023).

Testemunhas afirmam que a suspeita conversou com Tatarsky durante o debate e fez perguntas. Alisa Smotrova, uma testemunha, disse que falou para Tatarsky que havia feito uma estatueta dele como presente, mas que os guardas pediram que ela deixasse na porta, suspeitando que pudesse ser uma bomba. Eles brincaram sobre o assunto e, em seguida, ela pegou o objeto e entregou a Tatarsky. Um vídeo mostra o blogueiro fazendo piadas sobre a estatueta e colocando-a na mesa ao lado dele pouco antes da explosão.

O Comitê Investigativo da Rússia, a principal agência de investigação criminal do país, abriu uma investigação sobre as acusações de assassinato. Autoridades russas responsabilizaram a inteligência militar da Ucrânia pela morte de Tatarsky, mas Kiev negou qualquer envolvimento.

Foto: Reprodução/Ministério do Interior da Rússia

Com informações do g1

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês