Após censo do IBGE, Câmara Municipal de Mossoró pode perder duas vagas de vereadores

Após senso do IBGE, Câmara Municipal de Mossoró pode perder duas vagas de vereadores

Dados preliminares mostram que população do município é de 264.181 habitantes

O Poder Legislativo de Mossoró pode perder duas vagas de vereadores devido à diminuição da população da cidade, segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (Repac 2022) nesta segunda-feira (3.abr.2023). Segundo o técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE/Mossoró, Hidelbrando Reis, a população da cidade é de 264.181 habitantes, mas esse número ainda pode sofrer alterações.

De acordo com a Constituição Federal, municípios que tenham mais de 160 mil habitantes até 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Já os municípios com mais de 300 mil habitantes podem ter até 23 vereadores. Atualmente, a Câmara Municipal de Mossoró possui 23 cadeiras parlamentares, mas caso os dados oficiais do Censo 2022 confirmem a diminuição da população, a quantidade de cadeiras pode ser reduzida.

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim, explicou que a diminuição do número de vereadores é algo determinado pela Constituição Federal e será analisado quando os dados oficiais do Censo 2022 forem divulgados. 

Hidelbrando Reis explicou que os dados preliminares podem sofrer alterações, pois ainda precisam ser revisados. Ele ressaltou que Mossoró não diminuiu em relação ao último censo, mas que houve um acréscimo menor do que o esperado. A previsão da divulgação final dos dados é para abril deste ano, mas ainda sem data exata definida.

Foto: Divulgação/Assessoria

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês