RN tem previsão de chuva em todas as regiões nos próximos dias

RN tem previsão de chuva em todas as regiões nos próximos dias

Dados foram divulgados pelo Sistema de Monitoramento da Emparn

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) indica que os próximos dias terão céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. Desde às 9h15 do sábado (8.abr.2023) até o mesmo horário do domingo (9.abr), foram registradas chuvas acima de 100 milímetros (mm) em diversos municípios.

Canguaretama recebeu o maior volume do período, com 127 mm, seguido por Vila Flor com 110 mm e Baia Formosa com 104 mm. Na capital, Natal, choveu 45,9 mm. No total, 81 postos de monitoramento registraram ocorrência de chuvas.

De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, o RN está em período chuvoso devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) sobre o Nordeste do Brasil, que deve se estender até o mês de maio. “As chuvas devem continuar nos próximos dias com mais regularidade em todas as regiões do Estado“, ressaltou Bristot. É possível acessar o Sistema de Monitoramento da Emparn por meio dos endereços: emparn.rn.gov.br, na aba Meteorologia, ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

Danos causados pelas chuvas intensas no estado

As chuvas intensas que atingiram todo o estado na noite de sábado e madrugada de domingo (9.abr.2023) causaram danos em alguns municípios e rodovias estaduais. O Governo do Estado está atuando nas áreas afetadas pelas fortes chuvas durante o final de semana.

Ação da Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN está com equipes de plantão e em constante contato com as prefeituras, por meio das coordenadorias municipais, nas áreas que registraram eventos adversos. A Defesa Civil reitera o alerta à população para que adote todos os cuidados necessários ao utilizar áreas de açudes, barragens ou rios com o objetivo de evitar acidentes e tragédias, uma vez que é comum o uso dessas áreas para lazer nesta época do ano. Em caso de emergência, é importante acionar as autoridades por meio do telefone 190 ou 193.

Atuação da Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está com equipe técnica em campo realizando vistorias nos reservatórios sob responsabilidade do estado. Até o momento, não foram identificados riscos de segurança ou de rompimento na infraestrutura. Os técnicos da secretaria estão acompanhando de perto a sangria da Barragem de Umari.

A Semarh destaca que estão sendo tomadas continuamente todas as medidas necessárias para garantir a segurança das barragens do estado, visando proteger a população e realizar a gestão adequada dos recursos hídricos.

Pontos de atenção:

  • Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101): a limpeza e retirada de material que deslizou para a estrada será realizada nesta segunda-feira (10).
  • RN-233 (Caraúbas-Campo Grande): equipe está no local e instalou sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.
  • RN 118 (São Rafael-Jucurutu): a equipe já está no local para instalar a sinalização necessária para a ocorrência (fuga de material na cabeceira de uma ponte) e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias.

Confira a previsão do tempo para a semana:

10/04/23 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
11/04/23 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
12/04/23 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
13/04/23 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
14/04/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
15/04/23 – sábado – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
16/04/23 – domingo – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

Foto: Arquivo/Assecom/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês