A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11)
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11.abr.2023) foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo a regulamentação sobre o uso dessas substâncias para tais fins.
A norma também proíbe a prescrição de hormônios “bioidênticos” ou “nano” sem comprovação científica de superioridade clínica, assim como a divulgação e apologia a terapias androgênicas em cursos, eventos e publicidade. As sociedades médicas que assinaram a carta destacaram a preocupação com o aumento de complicações pelo uso indevido de hormônios e a disseminação de informações deturpadas em redes sociais.
A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Foto: Olia Danilevich/Pexels
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.