Chuvas de 2023 enchem reservatórios do RN

Chuvas de 2023 enchem reservatórios do RN

Atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias

As chuvas que têm caído no RN em 2023 estão causando um impacto significativo, com um cenário não observado há pelo menos três anos. De acordo com informações do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias.

Destaca-se a Barragem de Umari, localizada na cidade de Upanema, na região Oeste Potiguar, que atingiu sua capacidade máxima na tarde de domingo (9.abr.2023). Com uma capacidade de 292,81 milhões de m³, é o terceiro maior reservatório do estado, ficando atrás apenas das barragens Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e Santa Cruz do Apodi, na cidade de Apodi.

Atualmente, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 62,66% de sua capacidade preenchida, equivalente a 2,373 bilhões de m³, enquanto Santa Cruz do Apodi está com 60,28% de sua capacidade de 599,71 milhões de m³ preenchida.

Outro reservatório que atingiu 100% de sua capacidade é o açude Mendubim, localizado em Assu, sendo o oitavo maior reservatório do RN, com uma capacidade de 77,6 milhões de m³. De acordo com dados da ANA desta segunda-feira (10.abr), o estado tem atualmente 59,48% de sua capacidade total de todos os reservatórios preenchida, o que corresponde a um volume de 2,557 bilhões de m³.

A ANA monitora atualmente 54 reservatórios no Rio Grande do Norte e 17 deles estão com mais de 80% de sua capacidade nesta segunda-feira (10.abr). Outros cinco reservatórios estão com volumes de água entre 60% e 80% de sua capacidade máxima de armazenamento.

Vale ressaltar que o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) registra um reservatório adicional em sua contagem daqueles que já atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Segundo o órgão estadual, o Açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, também alcançou 100% de sua capacidade.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês