Atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias
As chuvas que têm caído no RN em 2023 estão causando um impacto significativo, com um cenário não observado há pelo menos três anos. De acordo com informações do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias.
Destaca-se a Barragem de Umari, localizada na cidade de Upanema, na região Oeste Potiguar, que atingiu sua capacidade máxima na tarde de domingo (9.abr.2023). Com uma capacidade de 292,81 milhões de m³, é o terceiro maior reservatório do estado, ficando atrás apenas das barragens Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e Santa Cruz do Apodi, na cidade de Apodi.
Atualmente, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 62,66% de sua capacidade preenchida, equivalente a 2,373 bilhões de m³, enquanto Santa Cruz do Apodi está com 60,28% de sua capacidade de 599,71 milhões de m³ preenchida.
Outro reservatório que atingiu 100% de sua capacidade é o açude Mendubim, localizado em Assu, sendo o oitavo maior reservatório do RN, com uma capacidade de 77,6 milhões de m³. De acordo com dados da ANA desta segunda-feira (10.abr), o estado tem atualmente 59,48% de sua capacidade total de todos os reservatórios preenchida, o que corresponde a um volume de 2,557 bilhões de m³.
A ANA monitora atualmente 54 reservatórios no Rio Grande do Norte e 17 deles estão com mais de 80% de sua capacidade nesta segunda-feira (10.abr). Outros cinco reservatórios estão com volumes de água entre 60% e 80% de sua capacidade máxima de armazenamento.
Vale ressaltar que o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) registra um reservatório adicional em sua contagem daqueles que já atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Segundo o órgão estadual, o Açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, também alcançou 100% de sua capacidade.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.