O colegiado será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração inicial de seis meses
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu, nesta quarta-feira (26.abr.2023) o requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as invasões e depredações de prédios públicos ocorridas no dia 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram a sede do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.
O colegiado será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração inicial de seis meses. Na última semana, o governo anunciou que apoiará os trabalhos da comissão após a divulgação de imagens que mostram o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros funcionários da pasta, interagindo com os vândalos no dia da invasão.
O objetivo da CPMI é investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro nos prédios dos três poderes da República em Brasília. Agora, os líderes devem indicar os integrantes da comissão conforme a proporcionalidade contida no documento, que será enviado às lideranças das duas casas legislativas.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.