Nova secretária de Saúde do RN é empossada

Nova secretária de Saúde do RN é empossada

Lyane Ramalho assume cargo em substituição a Cipriano Maia que foi o gestor por mais de 4 anos

A governadora Fátima Bezerra empossou nesta quinta-feira (4.mai.2023), a médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). Ela substitui o também médico Cipriano Maia que exerceu o cargo no período de janeiro de 2019 até hoje.

Também foram empossadas Leidiane Fernandes de Queiroz na secretaria adjunta da Sesap, Kátia Maria Queiroz Correia, na subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção e Talita Araújo de Souza na chefia de Gabinete.

Lyane será a terceira mulher a comandar a Sesap. A primeira foi Nilma Rodrigues em 1994, e a segunda, Eulália de Albuquerque Alves em 2016.

“Esta solenidade é singular, envolve sentimento de emoção, alegria e, sobretudo, gratidão. Ao dar posse aos novos dirigentes da Sesap externo imensa gratidão ao doutor Cipriano. Somos da mesma geração, lutamos por um mundo fraterno e de igualdade à todos. Cipriano é uma das maiores referências para o RN e para o Brasil. A Cipriano, minha gratidão, meu orgulho pelo seu trabalho empenho e correção”, disse a governadora.

Aos novos gestores, Fátima Bezerra declarou ter “certeza de que a nova equipe manterá a honestidade, ética e dedicação aos serviços públicos. E continuaremos avançando, estamos concluindo a licitação para reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Também para a Policlínica em Canguaretama. Vamos investir R$ 48 milhões nas unidades de saúde e vamos viabilizar o novo hospital de trauma para região metropolitana de Natal”.

A secretária empossada, Lyane Ramalho afirmou: “estamos aqui porque queremos fazer diferença na vida das pessoas. O Sistema Único de Saúde exige dedicação e abnegação. Estamos em um momento de virada de chave na saúde pública. Nos últimos quatro anos o Governo do Estado fez muitos investimentos, contratou mais de 3 mil por concurso e 2 mil temporários, investiu na construção e reforma das instalações físicas e equipamentos. Temos hoje uma nova realidade na saúde estadual.”

Lyane Ramalho acrescentou que a determinação da governadora Fátima Bezerra é continuar investindo, qualificar a atenção primária na saúde, resgatar a estratégia saúde da família, inaugurar novas policlínicas e fortalecer o SUS. “O SUS precisa de cada um de nós, vamos fortalecer o SUS e atender aqueles que mais precisam, aqueles que muitas vezes focam invisíveis. Com apoio e dedicação da Governadora chego com a responsabilidade também de promover a política de ação integral de saúde às mulheres. Continuaremos construindo o SUS”.

Cipriano Maia agradeceu a confiança e o apoio da governadora Fátima Bezerra na reconstrução do RN e relatou realizações: “alcançamos muitos êxitos graças a participação ativa e colaboração de todos. Destaco a parceria e relação respeitosa com os municípios, seja com prefeitos ou Cosems. Iniciamos processo de reconstrução do SUS, com muita dificuldade devido à desatenção do Governo Federal e diante da pandemia e da maior crise fiscal e financeira do RN. Mas vencemos a negação da ciência, as fake news e a infâmia. Fortalecemos conselhos, consórcios interfederativos, a vigilância sanitária, qualificamos hospitais regionais, instalamos tomógrafos, raios X, construímos o hospital mulher, reformamos e adequamos unidades, contratamos profissionais, instituímos a Escola de Saúde Pública”.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo