Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN

Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN

O grupo também apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros nas cidades onde as aulas serão ministradas

Promover uma nova perspectiva para a dança na investigação de corpos diversificados. Este é o objetivo do grupo Movidos Dança, que abre nesta quinta-feira (18) as inscrições para as oficinas do Laboratório Movidos à Dança em seis municípios do Rio Grande do Norte.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site (www.movidosdanca.com) e nos locais indicados por cada Prefeitura. O número de vagas é limitado a 25 pessoas. As oficinas são voltadas para jovens acima de 14 anos e têm como público-alvo pessoas com ou sem deficiência, pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+. Os interessados podem entrar em contato através das redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca).

O Centro de Convenções do município de Guamaré será o palco da primeira oficina do Laboratório. Além de Guamaré (26/05), as oficinas serão realizadas em outros cinco municípios do RN: Pendências (27/05), Baía Formosa (02/06), Pedro Velho (03/06), Porta Alegre (09/06) e Carnaúba do Dantas (10/06).

As aulas serão conduzidas pelos bailarinos Ariadna Medeiros, professora de danças urbanas, graduada em Pedagogia e pós-graduada em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Michael Skimo, professor de breaking e graduando do curso Licenciatura em Dança pela UFRN, e terão como fundamento a coreografia do espetáculo Nuvem de Pássaros, encenado pelo grupo.

Segundo Daniel Silva, um dos fundadores do grupo de dança, a expectativa é que o projeto seja um ponto importante para difundir a arte produzida no estado e que mais pessoas possam enxergar o potencial artístico cultural e social que esses processos levam para as cidades.

O Laboratório Movidos à Dança, explica Daniel, é a continuidade de uma ação iniciada em 2022 e marca a interiorização das ações do grupo. “Esta continuidade nos permite expandir as ações e levar o nosso trabalho para mais pessoas e por várias regiões do RN. Sabemos da importância de levar a arte para fora também dos grandes centros, por isso escolhemos essas seis cidades que contemplam diversas regiões do RN”.

O bailarino ressalta que a maioria dos municípios selecionados não possui equipamentos culturais, mas que isso não pode ser um impeditivo para fomentar a arte e promover as possibilidades de que a cultura possa se estabelecer em cada uma dessas cidades.

Em agosto, o grupo apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros em cada um dos municípios onde realizará as oficinas. O espetáculo é uma obra coreográfica inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar climas e ameaças diversas e conta com a direção e coreografia de Anderson Leão, sendo encenada pelos bailarinos Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimo.

“Com a circulação do espetáculo Nuvem de Pássaros e a realização da oficina de dança contemporânea, esperamos contribuir para a redução de assimetrias existentes no acesso aos bens culturais, propondo como eixo a democratização da arte a partir da realização de atividades gratuitas”, afirma Daniel Silva.

O Laboratório Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN e o Instituto Neoenergia através do Edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo, com produção da Mapa Realizações Culturais e realização do grupo Movidos Dança.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês