Brasil declara estado de emergência por gripe aviária

Brasil declara estado de emergência por gripe aviária

A medida visa evitar que a doença atinja a produção de aves comerciais e de subsistência, além de preservar a fauna e a saúde humana

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país, na noite da segunda-feira (22.mai.2023), devido a casos de gripe aviária em aves silvestres. A medida visa evitar que a doença atinja a produção de aves comerciais e de subsistência, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Foram confirmados oito casos de influenza aviária, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. O ministério recomenda que a população não manipule aves doentes ou mortas e acione serviços veterinários. Feiras e eventos com aglomeração de aves estão suspensas, e foi criado um Centro de Operações de Emergência para coordenar as ações de prevenção e controle da doença.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país: sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. Além da espécie Thalasseus acuflavidus, há ainda aves da Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

De acordo com o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

Foto: Juan E./VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês