Ex-GSI de Lula é acusado de falsificar relatório do 8 de janeiro enviado à comissão de inteligência do Congresso

Ex-GSI de Lula é acusado de falsificar relatório do 8 de janeiro enviado à comissão de inteligência do Congresso

Os relatórios prometem trazer informações reveladoras que podem incendiar as investigações

Os documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro ganham destaque na CPI dos ataques às sedes dos Três Poderes. Esses relatórios prometem trazer informações reveladoras que podem incendiar as investigações.

A documentação é composta por dois relatórios da Abin, sendo que a comparação entre eles revela uma ação suspeita do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Lula. Sob o comando do general Gonçalves Dias, o GSI teria adulterado o primeiro relatório de inteligência enviado ao Congresso.

Segundo a jornalista Malu Gaspar, do Jornal O GLOBO, essas informações foram confirmadas por parlamentares que tiveram acesso aos documentos durante uma sessão secreta da CCAI.

Durante a análise dos relatórios, os parlamentares observaram que o primeiro documento, assinado pelo diretor-adjunto de Gê Dias, Saulo Moura da Cunha, não continha os onze alertas recebidos pelo ministro em seu telefone celular entre os dias 6 e 8 de janeiro.

No entanto, uma segunda versão do documento, enviada pela Abin em 8 de maio, já com o GSI sob o comando do general Marco Antonio Amaro dos Santos, inclui esses alertas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo