A Caern recomendou à população que adote medidas de uso racional da água durante esse período de interrupção
Nesta quarta-feira (14.jun.2023), uma parada emergencial no sistema adutor Monsenhor Expedito deixou cerca de 30 municípios e comunidades rurais do Rio Grande do Norte sem abastecimento de água.
A Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) informou que a interrupção ocorreu devido a um vazamento próximo à cidade de Monte Alegre, além da necessidade de uma manutenção corretiva na Estação de Bombeamento 1, localizada em Nísia Floresta.
Os trabalhos para correção do vazamento e a manutenção tiveram início às 7h e a previsão é de que sejam concluídos até as 17h do mesmo dia. Após a conclusão, o sistema adutor será religado gradualmente, restabelecendo o abastecimento de água nas localidades afetadas. A normalização total do abastecimento está estimada em até 48 horas.
A Caern recomendou à população que adote medidas de uso racional da água durante esse período de interrupção, a fim de garantir o abastecimento necessário.
Cidades afetadas
As cidades atendidas pelo Sistema Adutor Monsenhor Expedito e com abastecimento paralisado são: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D`anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará.
Foto: Pedro França/Agência Senado/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.