Ex-governador citou especificamente a Codevasf como um exemplo de corrupção
O ex-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, fez duras críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva durante um evento em Fortaleza na última quinta-feira (15.jun.2023). Ele acusou o governo de corrupção generalizada, afirmando que “todo mundo está roubando”, da mesma forma que aconteceu em gestões anteriores.
Ciro citou especificamente a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) como um exemplo de corrupção, onde, segundo ele, todos estão envolvidos em desvios de recursos. “A gente sabe que todo mundo que está roubando e onde (está roubando). Por exemplo, na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) está todo mundo roubando, igualzinho. Não tira nenhuma diferença de coisa nenhuma”, afirmou.
Além disso, Ciro denunciou práticas de superfaturamento envolvendo deputados e prefeitos. Segundo ele, é comum que prefeitos que contratam médicos para seus municípios recebam propostas inflacionadas de deputados, oferecendo equipamentos desnecessários, como tratores, a preços exorbitantes.
“Vem lá o deputado e oferece uma patrulha de trator. ‘Não preciso de trator, preciso de médico’. Quando você vai olhar o preço do trator está 150% de superfaturamento”, declarou. Ciro destacou que essas práticas prejudicam os investimentos em áreas essenciais, como a saúde.
“Quando o governo é novinho, todo mundo deixa pra lá. Vai só anotando e guardando os documentos. Quando o governo enfraquece, pega o bolão de barro e joga no paletó do cidadão”, afirmou Ciro.
O ex-governador também fez uma retrospectiva dos ex-presidentes “Sarney saiu desmoralizado; o Collor foi impichado; o Fernando Henrique saiu desmoralizado, nunca mais o PSDB ganhou uma eleição nacional; o Lula foi parar na cadeia; a Dilma foi impedida; o Michel Temer foi para cadeia; e o Bolsonaro está desmoralizado”.
Foto: Leo Canabarro/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.