Navio espanhol resgata 172 migrantes em Lampedusa

Navio espanhol resgata 172 migrantes em Lampedusa

Ainda há 122 migrantes aguardando socorro nas mesmas embarcações

O navio Aita Mari, operado pela organização não-governamental (ONG) espanhola Salvamento Marítimo Humanitário, realizou o resgate de 172 migrantes em sete embarcações precárias na região sudoeste da ilha italiana de Lampedusa. A ação conjunta com o veleiro Nadir, da ONG Resqship, permitiu o salvamento parcial de um total de 294 pessoas a bordo das embarcações.

Ainda há 122 migrantes aguardando socorro nas mesmas embarcações. O centro de acolhimento de Lampedusa está enfrentando superlotação há meses, com a chegada recente de 1,3 mil migrantes à ilha.

Autoridades italianas relatam que o centro, que possui capacidade para 400 pessoas, tem recebido uma chegada praticamente constante de migrantes.

Uma delegação de deputados do Parlamento Europeu se reuniu com autoridades locais, a Guarda Costeira italiana e representantes de ONGs de migrantes, enfatizando a necessidade de uma resposta eficaz, responsável e solidária diante da crise migratória.

Em 2023, a Itália já recebeu 58.171 migrantes em sua costa, mais que o dobro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses números refletem a contínua perda de vidas no Mediterrâneo, onde pelo menos 26.924 migrantes morreram ou desapareceram desde 2014, de acordo com dados da Organização Mundial para as Migrações.

Foto: Mitchell Luo/Pexels/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal