Defesa de multas e indicação de infrator podem ser feitas pelo Portal do Detran

Defesa de multas e indicação de infrator podem ser feitas pelo Portal do Detran

A ferramenta on-line concede ao cidadão as opções de apresentar defesa nas instâncias de Defesa Prévia, Jari e no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) está oferecendo, através do portal de serviços (https://portal.detran.rn.gov.br), a permissão para que aos condutores do estado apresentarem defesa e indicarem infratores de forma online. A plataforma funciona para as etapas de Defesa Prévia, Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Todo o processo de defesa é realizado online. Os condutores devem acessar o Portal de Serviços do Detran, selecionar a opção “Infração” e escolher a instância da defesa desejada (Defesa Prévia, Jari ou Cetran). Em seguida, devem preencher o formulário de defesa, incluindo argumentos para o deferimento, data e assinatura, e anexar cópias dos documentos do veículo (CRLV), notificação ou recibo de infração, CNH ou documento de identificação com foto.

É importante mencionar que, caso o condutor ainda não tenha recebido a notificação de infração, deve comunicar esse fato no requerimento de defesa. Além disso, ao preencher o número do auto de infração no formulário do Detran, é necessário digitá-lo exatamente como consta no documento, com espaços entre letras e números, se for o caso.

O Detran também disponibiliza o serviço de indicação do condutor infrator pela plataforma online. Esse processo segue os mesmos passos da defesa de infração, porém, o usuário seleciona a opção “Apresentar Indicação de Condutor” na página do Portal de Serviços do Detran (Infração). É necessário preencher o formulário e enviar uma cópia preenchida da notificação, contendo os dados do motorista infrator, além das cópias dos documentos do veículo (CRLV), CNH do proprietário e do condutor infrator, ou documento de identificação com foto do proprietário, caso este não possua habilitação.

A defesa de infração e a indicação do condutor infrator também podem ser feitas enviando a documentação para o endereço de e-mail [email protected] ou pelo correio, para o endereço: DETRAN-RN, Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, CEP 59 071 – 450, Natal – RN.

Foto: Divulgação Detran

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal