Putin promete combater rebelião armada do grupo Wagner e classifica ação como “punhalada nas costas”

Putin promete combater rebelião armada do grupo Wagner e classifica ação como "punhalada nas costas"

Prigozhin respondeu afirmando que o grupo não irá recuar ou confessar culpa, alegando lutar contra a corrupção e a burocracia no país

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um comunicado à nação neste sábado (24.jun.2023), prometendo defender o país contra a rebelião armada declarada pelo líder mercenário Ievgeni Prigozhin, do grupo Wagner. Putin chamou a ação de “punhalada nas costas” e prometeu “ações decisivas” para punir os “traidores”. Enquanto isso, Prigozhin respondeu afirmando que o grupo não irá recuar ou confessar culpa, alegando lutar contra a corrupção e a burocracia no país.

Em um discurso de cinco minutos, Putin reconheceu que as funções militares e civis de uma cidade foram “essencialmente bloqueadas”, indicando algum sucesso de Prigozhin, que afirmou ter assumido o controle de partes do quartel-general militar russo. Putin descreveu a rebelião como uma “ameaça mortal à nossa condição de Estado” e prometeu uma resposta dura, afirmando que todos os envolvidos enfrentarão punição inevitável.

Enquanto o conflito se desenrola nas ruas das cidades russas, os governadores locais relataram o transporte de equipamentos militares ao longo de uma importante rodovia. Prigozhin divulgou um vídeo afirmando que seus mercenários bloqueariam a cidade de Rostov e avançariam em direção a Moscou, a menos que capturassem o chefe do Estado-Maior e o ministro da Defesa russos.

No entanto, Prigozhin respondeu às declarações de Putin, afirmando que o grupo Wagner é composto por patriotas que lutam contra a corrupção e a burocracia, e que não têm intenção de se render. O assessor do presidente ucraniano alertou que a crise desencadeada pela rebelião ainda está em seu estágio inicial na Rússia.

Foto: Kremlin/Fotos Públicas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal