Simone Tebet discorda de Lula e critica regime venezuelano

Simone Tebet discorda de Lula e critica regime venezuelano

Ministra afirma que governo que viola direitos fundamentais não pode ser considerado democrático

No dia seguinte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmar seu apoio à ditadura na Venezuela e relativizar o conceito de democracia, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, contradisse o chefe do Executivo na sexta-feira (30.jun.2023), ao declarar que “um governo que impede direitos fundamentais não é democrático”.

Em uma entrevista à Globonews, Tebet ressaltou que, embora cada pessoa possua sua própria interpretação, “ninguém deve atentar contra a democracia e escapar impune”, declarou.

Quando questionada se concordava com a afirmação do presidente de que a democracia é um conceito relativo, Simone Tebet afirmou que tanto ela quanto Lula entendem o regime democrático da mesma maneira, sem entrar no mérito da declaração do presidente. A ministra declarou: “A democracia é um direito fundamental, absoluto e irrevogável do povo brasileiro”.

Simone Tebet também expressou sua visão pessoal sobre o governo venezuelano, destacando que é um regime que não respeita os direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e o direito de crítica construtiva ao governo, além do direito de ir e vir dos cidadãos. Segundo ela, quando um governo impede esses tipos de direitos, que são garantidos e absolutos em uma democracia, não se trata de um governo democrático.

Foto: Albino Oliveira/MPO/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo