Simone Tebet discorda de Lula e critica regime venezuelano

Simone Tebet discorda de Lula e critica regime venezuelano

Ministra afirma que governo que viola direitos fundamentais não pode ser considerado democrático

No dia seguinte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmar seu apoio à ditadura na Venezuela e relativizar o conceito de democracia, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, contradisse o chefe do Executivo na sexta-feira (30.jun.2023), ao declarar que “um governo que impede direitos fundamentais não é democrático”.

Em uma entrevista à Globonews, Tebet ressaltou que, embora cada pessoa possua sua própria interpretação, “ninguém deve atentar contra a democracia e escapar impune”, declarou.

Quando questionada se concordava com a afirmação do presidente de que a democracia é um conceito relativo, Simone Tebet afirmou que tanto ela quanto Lula entendem o regime democrático da mesma maneira, sem entrar no mérito da declaração do presidente. A ministra declarou: “A democracia é um direito fundamental, absoluto e irrevogável do povo brasileiro”.

Simone Tebet também expressou sua visão pessoal sobre o governo venezuelano, destacando que é um regime que não respeita os direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e o direito de crítica construtiva ao governo, além do direito de ir e vir dos cidadãos. Segundo ela, quando um governo impede esses tipos de direitos, que são garantidos e absolutos em uma democracia, não se trata de um governo democrático.

Foto: Albino Oliveira/MPO/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês Rita de Cássia conseguiu doador de pulmão, mas pandemia impediu transplante