Natal inicia vacinação de cães e gatos contra a raiva

Natal inicia vacinação de cães e gatos contra a raiva

A ação se estenderá até o dia 30 de setembro, conhecido como o Dia D da campanha

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) deram início na última segunda-feira (10.jul.2023) à Campanha Antirrábica 2023, destinada a cães e gatos saudáveis com três anos de idade ou mais.

A ação se estenderá até o dia 30 de setembro, conhecido como o Dia D da campanha, e é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

Segundo dados da Unidade de Zoonoses, a população animal a ser vacinada em Natal é de 113.051 animais, sendo 70.631 cães e 42.420 gatos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 80% desses animais.

Neste ano, a estratégia adotada para a Campanha consiste na vacinação porta a porta nos bairros onde foram registrados casos de morcegos com teste positivo para o vírus da raiva, confirmando a circulação da doença no município.

“O município de Natal notificou 10 casos de raiva em morcegos, especificamente nos bairros Lagoa Nova, Cidade da Esperança, Tirol, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, que estão localizados nas regiões dos Distritos Sanitários Sul, Oeste e Norte do município”, afirmou Vaneska Gadelha, diretora do DVS.

A raiva é o foco da campanha, visando proteger os animais contra essa doença também conhecida como hidrofobia. A principal forma de transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de um animal infectado, sendo mais comum em casos de lesões na pele. A mordedura é a forma mais frequente de transmissão do vírus.

Entre os diversos reservatórios, os morcegos são considerados os principais transmissores da raiva no Brasil. Além disso, os morcegos não hematófagos também devem ser levados em conta devido à sua participação crescente no ciclo aéreo da doença.

Esses animais estão cada vez mais presentes nos domicílios e convivem diariamente com seres humanos e seus animais de estimação, expondo cães e gatos ao risco de contrair a doença.

Foto: Katarine de Almeida/Prefeitura Boa Vista/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal