Sede histórica do América é tombada em Natal

Sede histórica do América é tombada em Natal

Governadora Fátima Bezerra assina portaria de preservação do patrimônio arquitetônico

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou uma portaria que confere o tombamento definitivo da sede social do América Futebol Clube, localizada em Natal, garantindo assim a preservação do patrimônio arquitetônico. O prédio, considerado um dos exemplares mais representativos da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e do Rio Grande do Norte, é um marco importante na história, cultura e sociedade da região.

O ato foi realizado nesta sexta-feira (14.jul.2023), quando o América completa 108 anos.

O prédio, projetado por Delfim Amorim e inaugurado em 1966, é um exemplar da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e um dos mais representativos da produção modernista norte-rio-grandense. Além disso, ele representa um marco importante na história, cultura e sociedade de Natal e do Rio Grande do Norte.

Conhecida como “Babilônia Rubra” nos primeiros anos de funcionamento, a sede social do América/RN recebeu a alta sociedade natalense em bailes noturnos e festas carnavalescas memoráveis. Ao destacar a relevância histórica, cultural e arquitetônica do local, a governadora Fátima Bezerra ressaltou que foi nessa sede que ocorreram eventos festivos e políticos de diversas tendências e ideologias, incluindo a convenção que lançou sua candidatura ao governo do RN.

A assinatura da portaria de tombamento foi celebrada como um ato simbólico significativo para o Rio Grande do Norte. A governadora enalteceu o trabalho realizado pelas secretarias de Educação, Administração, Cultura e pela Procuradoria Geral do Estado, bem como a iniciativa da diretoria do clube em solicitar o tombamento, destacando a importância de preservar a memória e a trajetória de várias gerações.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Nunes afirmou que “hoje, dia em que comemoramos os 108 anos de fundação do clube, estamos recebendo um presente e a realização de um sonho de muitos anos”. O ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo, desembargador Eduardo Rocha agradeceu “a atenção e sensibilidade do Governo do Estado em atender o pleito e realizar todo o trabalho necessário para o tombamento de um patrimônio que não é só do América, mas de todo o Rio Grande do Norte”.

A Governadora compareceu à sede do América acompanhadas dos secretários de Estado, Pedro Lopes (Sead), da Cultura Mary Land Brito, Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), secretaria adjunta da Seec, Cleonice Cleusa Kozerski, procurador geral do Estado, Antenor Roberto, procuradora Marjorie Madruga, diretora da Emprotur, Roberta Duarte. Também compareceram os desembargadores Bento Herculano, Francisco Barros, o torcedor símbolo do clube, Baé, dirigentes e conselheiros, vereador em Natal Eribaldo Medeiros.

Foto: Carmem Felix

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar