Moradores protestam contra empreendimento imobiliário próximo ao Chapadão de Pipa

Moradores protestam contra empreendimento imobiliário próximo ao Chapadão de Pipa

A empresa responsável pelas obras já iniciou a instalação de tapumes na área

Moradores de Tibau do Sul, um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Norte, realizaram um protesto, neste sábado (15.jul.2023) contra a construção de um empreendimento imobiliário nas proximidades do Chapadão de Pipa. A empresa responsável pelas obras já iniciou a instalação de tapumes na área, o que motivou os manifestantes a se reunirem em um ato simbólico de “abraço” ao chapadão e, posteriormente, se dirigirem à sede da construtora no centro do distrito.

Os protestantes alegam que a construção irá ocupar uma área de preservação do chapadão e implicará na construção de uma piscina e alguns prédios sobre essa região natural, prejudicando sua vista panorâmica e destruindo parte da mata virgem e verde característica do local. Eles questionam a licença concedida pelas autoridades locais, argumentando que a empreitada é agressiva ao meio ambiente e à paisagem local.

Em resposta, a prefeitura de Tibau do Sul e o Instituto de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmam que a construção possui licenciamento ambiental adequado e respeita as normas para a implantação do canteiro de obras. Os órgãos responsáveis anunciaram que farão fiscalizações para garantir o cumprimento das regras durante a construção.

O empreendimento em questão abrange a construção de um condomínio residencial com 246 unidades habitacionais, distribuídas em 11 blocos, ocupando uma área de 21.996,59 metros quadrados. O licenciamento ambiental para o canteiro de obras foi emitido em julho de 2022 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). Contudo, os moradores contestam a legalidade da construção e alegam que a área é pública e deve ser preservada como patrimônio turístico do município.

Foto: Gabriela Lyra

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal