Trabalhadores aceitam proposta de 4% de reajuste salarial e demais benefícios em audiência mediada pelo Ministério do Trabalho
Em uma audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (18.jul.2023), entre o Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) e as empresas de transporte em Natal, foi aprovada a proposta que suspende a greve de ônibus prevista para amanhã (19.jul).
A reunião, mediada pelo superintendente regional do Trabalho, Cláudio Gabriel de Macedo, resultou em um acordo favorável para ambas as partes.
Após debates e várias propostas apresentadas, o acordo firmado estabelece um reajuste salarial de 4%, além de um aumento de 14,3% no valor do vale-alimentação, que atingirá o montante de R$ 400. Além disso, as empresas de transporte assumirão o pagamento do exame toxicológico dos trabalhadores e disponibilizarão plano de saúde integral.
Os rodoviários, que inicialmente pleiteavam 9% de reajuste salarial e 10% de aumento no vale-alimentação, analisaram os avanços significativos obtidos na proposta mediada e decidiram, em assembleia, pela sua aprovação, o que levou à suspensão da greve que havia sido anunciada na semana passada.
O impasse nas negociações anteriores havia levado os trabalhadores a realizarem uma parada de advertência em frente à sede do Sindicato da categoria, demonstrando a necessidade de avanços nas tratativas da data-base. Agora, com o acordo firmado, a expectativa é de que a normalidade no transporte público seja mantida, beneficiando tanto os usuários quanto os profissionais do setor. Os pagamentos acordados estão previstos para o quinto dia útil do próximo mês de agosto.
Confira a nota do Sintro-RN
“Em mais uma audiência realizada hoje (18/07/2023) na SRMT ( Ministério do Trabalho) entre o SINTRO X SETURN, referente a negociação salarial da data base 2023/2024, após vários debates e propostas por ambas as partes sem avanços. O Superintendente do Ministério Trabalho Dr. Claudio Gabriel, buscando uma solução da questão em discussão, colocou em mesa a proposta da medição.
- 4% no salário
- 14,3% no vale alimentação, valor de R$ 400,00
- Exame toxicológico pago pelas empresas
- Plano de saúde pago pelas empresas
- Manutenção das demais cláusulas econômicas
- Discussão e ajustes nos carros direto e jornadas excessivas de trabalho
- Valores a serem pagos no 5° dia útil de agosto.
Diante da proposta da mediação, os trabalhadores avaliaram avanços consideráveis, e decidiram em assembleia pela aprovação da proposta, assim suspendendo a greve que estava prevista para amanhã (19).”
SINTRO RN
Foto: Matheus Felipe/Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.