Greve de ônibus em Natal é suspensa após negociações

Greve de ônibus em Natal é suspensa após negociações

Trabalhadores aceitam proposta de 4% de reajuste salarial e demais benefícios em audiência mediada pelo Ministério do Trabalho

Em uma audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (18.jul.2023), entre o Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) e as empresas de transporte em Natal, foi aprovada a proposta que suspende a greve de ônibus prevista para amanhã (19.jul).

A reunião, mediada pelo superintendente regional do Trabalho, Cláudio Gabriel de Macedo, resultou em um acordo favorável para ambas as partes.

Após debates e várias propostas apresentadas, o acordo firmado estabelece um reajuste salarial de 4%, além de um aumento de 14,3% no valor do vale-alimentação, que atingirá o montante de R$ 400. Além disso, as empresas de transporte assumirão o pagamento do exame toxicológico dos trabalhadores e disponibilizarão plano de saúde integral.

Os rodoviários, que inicialmente pleiteavam 9% de reajuste salarial e 10% de aumento no vale-alimentação, analisaram os avanços significativos obtidos na proposta mediada e decidiram, em assembleia, pela sua aprovação, o que levou à suspensão da greve que havia sido anunciada na semana passada.

O impasse nas negociações anteriores havia levado os trabalhadores a realizarem uma parada de advertência em frente à sede do Sindicato da categoria, demonstrando a necessidade de avanços nas tratativas da data-base. Agora, com o acordo firmado, a expectativa é de que a normalidade no transporte público seja mantida, beneficiando tanto os usuários quanto os profissionais do setor. Os pagamentos acordados estão previstos para o quinto dia útil do próximo mês de agosto.

Confira a nota do Sintro-RN

“Em mais uma audiência realizada hoje (18/07/2023) na SRMT ( Ministério do Trabalho) entre o SINTRO X SETURN, referente a negociação salarial da data base 2023/2024, após vários debates e propostas por ambas as partes sem avanços. O Superintendente do Ministério Trabalho Dr. Claudio Gabriel, buscando uma solução da questão em discussão, colocou em mesa a proposta da medição.

  • 4% no salário
  • 14,3% no vale alimentação, valor de R$ 400,00
  • Exame toxicológico pago pelas empresas
  • Plano de saúde pago pelas empresas
  • Manutenção das demais cláusulas econômicas
  • Discussão e ajustes nos carros direto e jornadas excessivas de trabalho
  • Valores a serem pagos no 5° dia útil de agosto.

Diante da proposta da mediação, os trabalhadores avaliaram avanços consideráveis, e decidiram em assembleia pela aprovação da proposta, assim suspendendo a greve que estava prevista para amanhã (19).”

SINTRO RN

Foto: Matheus Felipe/Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal