Presidente do PL pede expulsão de deputado por aproximação com Lula

Presidente do PL pede expulsão de deputado por aproximação com Lula

Dissidência interna ameaça coesão do Partido Liberal em meio a apoio divergente a Lula

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, solicitou formalmente a abertura do processo de expulsão do deputado Yury do Paredão (CE) da legenda. As informações foram publicadas pelo Estadão nesta segunda-feira (17.jul.2023).

A decisão veio após Yury, que pertence à mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstrar apoio às pautas do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi visto em fotos ao lado de Lula, viajou com ministros e fez o gesto característico do “L”, símbolo do partido petista.

Durante o primeiro semestre do ano, Yury tornou-se mais próximo do governo Lula, o que gerou tensões com os membros do Partido Liberal. O estopim aconteceu em maio, quando o deputado publicou uma foto ao lado do presidente e do ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Estado. Para Valdemar Costa Neto, Yury não compartilha dos ideais do PL, motivando assim o pedido de sua expulsão.

A declaração do presidente do partido gerou críticas do líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), que acusou Valdemar de agir conforme o desejo de Yury, já que este estaria buscando a expulsão para poder manter seu mandato. Internamente, parlamentares alinhados com o bolsonarismo no PL também se manifestaram, afirmando que deputados como Yury do Paredão prejudicam a legenda, e que Valdemar não está conseguindo liderar efetivamente a maior bancada de deputados na Câmara, composta por 99 membros.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar