Trabalhadores da saúde seguem em greve no RN

Trabalhadores da saúde seguem em greve no RN

Profissionais lutam por melhorias salariais e condições de trabalho no estado

Os trabalhadores da saúde pública do estado do Rio Grande do Norte deram início a uma greve da categoria nesta quarta-feira (19.jul.2023), em um ato realizado em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A paralisação tem como objetivo pressionar o Governo do Estado a atender as demandas da categoria, que busca melhorias salariais e condições de trabalho mais justas.

No segundo dia do movimento grevista, nesta quinta-feira (20), os profissionais participaram de um Debate sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como o direito de greve, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). O calendário de atividades inclui ações programadas até a próxima segunda-feira (24).

Entre as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) estão a reposição das perdas salariais de 21,87% para os profissionais da saúde, a implementação e pagamento do adicional dos técnicos de Radiologia, reenquadramento respeitando o tempo de serviço, convocação do cadastro de reserva e realização de um novo concurso público, além da implementação de mudanças de carga horária de 30 para 40 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) alega que mantém a mesa de negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) aberta, como tem feito desde 2019. No entanto, um dia antes do início da greve, a pasta enviou um ofício ao Sindsaúde reforçando informações apresentadas em reuniões anteriores, sem abrir espaço para negociação.

Até o momento, a Sesap não demonstrou intenção de judicializar a questão, mas, segundo o sindicato, a greve continua como forma de pressionar o governo a atender as demandas dos profissionais da saúde pública do RN.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/SindSaúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo