Trabalhadores da saúde seguem em greve no RN

Trabalhadores da saúde seguem em greve no RN

Profissionais lutam por melhorias salariais e condições de trabalho no estado

Os trabalhadores da saúde pública do estado do Rio Grande do Norte deram início a uma greve da categoria nesta quarta-feira (19.jul.2023), em um ato realizado em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A paralisação tem como objetivo pressionar o Governo do Estado a atender as demandas da categoria, que busca melhorias salariais e condições de trabalho mais justas.

No segundo dia do movimento grevista, nesta quinta-feira (20), os profissionais participaram de um Debate sobre a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como o direito de greve, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). O calendário de atividades inclui ações programadas até a próxima segunda-feira (24).

Entre as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) estão a reposição das perdas salariais de 21,87% para os profissionais da saúde, a implementação e pagamento do adicional dos técnicos de Radiologia, reenquadramento respeitando o tempo de serviço, convocação do cadastro de reserva e realização de um novo concurso público, além da implementação de mudanças de carga horária de 30 para 40 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) alega que mantém a mesa de negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) aberta, como tem feito desde 2019. No entanto, um dia antes do início da greve, a pasta enviou um ofício ao Sindsaúde reforçando informações apresentadas em reuniões anteriores, sem abrir espaço para negociação.

Até o momento, a Sesap não demonstrou intenção de judicializar a questão, mas, segundo o sindicato, a greve continua como forma de pressionar o governo a atender as demandas dos profissionais da saúde pública do RN.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/SindSaúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar