Mais de 18 mil documentos de identidades esperam retirada nas Centrais do Cidadão do RN

Mais de 18 mil documentos de identidades esperam retirada nas Centrais do Cidadão do RN

Implantação do RG biométrico e ausências de agendamento afetam o processo de emissão dos documentos

As 28 Centrais do Cidadão no estado do Rio Grande do Norte revelaram que mais de 18 mil documentos de identidade (RG) foram emitidos, mas permanecem aguardando a retirada por parte dos cidadãos. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (27.jul.2023).

Desde a adoção do RG biométrico em 2021, o tempo médio para recebimento dos documentos oscila entre 15 e 20 dias úteis, devido às verificações de segurança realizadas por um setor específico do Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) antes da liberação.

Antes da implementação da biometria, a entrega imediata era possível, porém, a conferência dos dados agora é essencial para garantir a autenticidade dos documentos. Outro fator que impacta o processo é a impressão dos RGs em São Paulo, onde a empresa responsável pela produção das identidades está localizada.

Um desafio adicional enfrentado pelas Centrais do Cidadão é o alto índice de ausências de pessoas que agendam o serviço, mas não comparecem no dia e horário marcados. Esse desperdício de vagas representa aproximadamente 40% dos agendamentos realizados, dificultando o atendimento para aqueles que realmente necessitam do documento.

Diante dessa situação, os gestores fazem um apelo para que os cidadãos compareçam prontamente às Centrais do Cidadão assim que o RG estiver disponível para retirada. Além disso, ressaltam a importância de agendar o serviço apenas quando tiverem certeza do comparecimento, visando evitar a sobrecarga do sistema e agilizar o processo de atendimento.

Em caso de dúvidas sobre o processo de emissão e retirada do RG, bem como outros serviços oferecidos, a população pode entrar em contato com o perfil oficial das Centrais do Cidadão no Instagram (@centraldocidadaooficial), onde uma equipe especializada está pronta para prestar auxílio e orientações.

Foto: Arquivo ASSECOM

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