Navio da Marinha abre suas portas para visitação no Porto de Natal

Navio da Marinha abre suas portas para visitação no Porto de Natal

Fragata “Liberal” conta com mais de 40 anos de serviço e recebe visitantes na capital potiguar neste domingo

A Fragata “Liberal”, uma embarcação da Marinha do Brasil (MB), está pronta para receber os visitantes em uma rara oportunidade de acesso público. Ancorada no Porto de Natal de 11 a 14 de agosto, o navio de guerra estará aberto para visitação no domingo (13.ago.2023), das 13h30 às 16h30. Para aqueles que desejam explorar a peça do poder naval brasileiro, as senhas estarão disponíveis até 15h45.

Construída nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, a Fragata “Liberal” foi integrada à Marinha em 18 de novembro de 1978. Com sua missão primordial de conduzir operações navais de combate, contribuindo para o controle de áreas marítimas, negação do uso do mar ao inimigo, projeção de poder sobre a terra e dissuasão, o navio é subordinado ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1), com base na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Em sua trajetória de mais de quatro décadas de serviço, a Fragata “Liberal” desempenhou inúmeras comissões ao lado de navios da MB e marinhas aliadas. Além disso, tem se destacado por sua habilidade em operar de forma conjunta com outras forças e forças internacionais, sempre demonstrando um nível exemplar de treinamento e prontidão de sua tripulação.

A recente iniciativa da embarcação, a Operação “Guinex” III, teve início no último domingo (6.ago). A operação tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade com as Marinhas e Guardas Costeiras de países localizados no Golfo da Guiné, por meio de exercícios realizados tanto no mar quanto no porto.

Como representante do Brasil no Atlântico Sul, a Fragata “Liberal” desempenhará um papel vital nesta operação que se estenderá até outubro, tendo a cidade de Natal (RN) como seu primeiro porto logístico.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês